top of page

SOBRE          •          ELENCO E PERSONAGENS         •          PROMOCIONAIS         •          ENTREVISTA

SOBRE          •          ELENCO E PERSONAGENS         •          PROMOCIONAIS         •          ENTREVISTA

"FUNERÁRIA DOIS IRMÃOS" - DE MARCELO BATISTA

CCV - Funerária Dois Irmãos.jpg

     Estreia                        Gênero                    Formato          Emissora

Novembro  •  Mistério e Comédia.  •   Novela    •    WebTV

SOBRE

ENREDO, CAPÍTULOS E CURIOSIDADES

O ano é 1956. Numa pequena cidade no alto da Serra da Mantiqueira, os irmãos Odílio e Odilon decidem se estabelecer ali e montar a primeira casa funerária de São Pedro da Cachoeira. Ambos guardam um segredo, que Odílio fará de tudo para quem ninguém nunca o descubra, criando atritos com Odilon que, devido ao seu jeito, pode por tudo a perder, podendo até levar ambos a prisão.

 

CURIOSIDADES

1. O Bar do Pereira vem de recordações de infância, quando meu pai e os amigos iam comprar cachaça nos alambiques de Santa Branca. Sempre tinha os frequentadores locais e, quase sempre, violeiros.
2. A onça-parda ou suçuarana, além de ser uma personagem importante, desempenha um papel importante na temática sobre ecologia, quando o fazendeiro vê como solução matar o animal. Num determinado ponto da estória, um fiscal ambiental procura coibir essa prática.
3. Odilon é uma homenagem a um tio-avô, falecido em 1992
4. Escrito como roteiro primeiro, a obra havia recebido o nome "Éramos Dois", passando a ter o nome da funerária somente quando foi adaptada como conto literário.
5. Funerária Dois Irmãos ficou entre os cinco finalistas no II Prêmio Book Brasil, na categoria E-BOOK CONTO.

PERSONAGENS

PROMOCIONAIS

VÍDEO, TRILHA SONORA OU CLIPE

ENTREVISTA COM O AUTOR

PROMOCIONAIS
ENTREVISTA

"[...]O público pode ter certeza de um bom entretenimento que conta com situações inusitadas, suspense, humor negro e algumas reviravoltas."

COMIC CON VIRTUAL: Como surgiu a história? Ela teve inspiração em alguma produção televisiva, livro ou algum fato que marcou você?

 

MARCELO: Nasci e morei em Jacareí, no Vale do Paraíba, em São Paulo, até os 15 anos, quando me mudei para João Pessoa, Paraíba, em 1994. Apesar de mais de 25 anos na capital paraibana, nunca consegui me despir totalmente das minhas origens caipiras. Sendo fã de filmes que mesclam os gêneros de Policial, Comédia, Crime e humor negro, pesquisei sobre assaltos a bancos famosos. Tinha a ideia de colocar dois criminosos da capital paulista numa pequena cidade no alto da Serra da Mantiqueira e as confusões que poderiam acontecer, sendo que o motivo da escolha da cidade gerou atrito entre os dois criminosos que se passaram por irmãos, com uma trama se passando na década de 50.

 

COMIC CON VIRTUAL: De forma resumida, explique um pouco sobre a história.

 

MARCELO: Odílio e Odilon chegam em São Pedro da Cachoeira em 1956. Vindos da capital paulista após alguns meses depois de um grande assalto a banco, se passam por irmãos. Odílio (que na verdade se chama Jorge) concorda em ajudar Odilon a pedido de um comparsa, que prestes a morrer, implora para que Jorge não deixe o irmão passar por necessidade. Jorge coloca o homem mais jovem para participar do assalto. Logo após o crime, Jorge fica em São Paulo para cuidar de documentações falsas e meios para saírem dali sem serem pegos, enquanto o irmão do amigo viaja por várias cidades do interior para avaliar a que reúne as melhores condições para montarem uma agência funerária. Num período onde doenças como varíola e tuberculose matavam muito, esse era um ramo onde conseguiriam lavar o dinheiro do assalto rapidamente. Com os nomes falsos, Odílio (o mais velho) e Odilon (o mais jovem) criam o empreendimento, mas logo, Odílio passa a desconfiar que Odilon escolheu São Pedro da Cachoeira por outros motivos. Odílio passa a diversificar os serviços para além da casa funerária, desde contrabando de aparelhos eletrônicos, como rinhas de galos. Por falta de mortes na cidade, também passa a providenciar para que algumas aconteçam.

 

COMIC CON VIRTUAL: Quais personagens você destaca na história? Você se identifica com algum deles? Se sim, quais características vocês possuem em comum?

 

MARCELO: Os personagens de Odílio e Odilon possuem todo o contrário um do outro. Odílio é um criminoso experiente, por isso mesmo age de forma reclusa, discreta e desconfiada, principalmente nas relações com a população. Ele passa a interagir um pouco mais com a população da cidade, mas sempre com pessoas que detém um certo poder, seja político, financeiro ou policial. Já Odilon, se dá com praticamente todos os moradores. Inicia um namoro com a filha da pensão onde ficou hospedado quando sondava as cidades para investirem o dinheiro do assalto. Enquanto Odílio passa a manter um estilo de vida refinado, se vestindo bem, se comportando como um empresário bem sucedido, Odilon fica tão íntimo da cidade, que com pouco tempo, ele até passa a ter sotaque caipira. As brigas dos dois “irmãos” é a tônica de como a relação de ambos é conflituosa, mas para o restante da cidade, se mostram como dois companheiros, amigos, irmãos que se amam.

 

COMIC CON VIRTUAL: Quais são as suas expectativas perante a história? O que o público pode esperar?

 

MARCELO: Funerária Dois Irmãos é uma história de fácil leitura e que conta com alguns elementos que procuram agradar quem lê. É uma história que foi escrita primeiro como roteiro de audiovisual e depois como conto. Portanto a fluidez da história já foi pensada como numa tela de cinema ou TV, o que facilitou muito a adaptação para conto. O público pode ter certeza de um bom entretenimento que conta com situações inusitadas, suspense, humor negro e algumas reviravoltas.

 

COMIC CON VIRTUAL: Compartilhe algumas curiosidades dos bastidores.

 

MARCELO: Como já foi dito, a história surgiu como roteiro para audiovisual. Eu ainda tenho a esperança que algum dia este conto se transforme em filme ou, se for permitido sonhar mais alto, até numa minissérie.

 

COMIC CON VIRTUAL: Uma palavra que representa a história.

 

MARCELO: Vingança.

 

COMIC CON VIRTUAL: Deixa uma mensagem para o público.

MARCELO: Quando escrevo uma estória, seja um conto, um romance, um roteiro de audiovisual de Drama, Suspense, Comédia ou Romance, procuro pesquisar o máximo possível e dar o meu melhor. Procuro escrever uma estória que me dê prazer, mas pensando no prazer que ela pode proporcionar para quem decidir lê-la. O meu objetivo é oferecer um trabalho literário que satisfaça o leitor. Tudo o que escrevo é feito com dedicação, carinho e muito trabalho. Convido a todos para acompanhar Funerária Dois Irmãos na WebTV e também aproveitar para agradecer a toda equipe da WebTV pela oportunidade de ter meu trabalho divulgado. Quem quiser adquirir o e-book Funerária Dois Irmãos, ele está disponível na minha lojinha virtual no endereço: https://marcelocaronesi.wixsite.com/website

bottom of page