top of page

SOBRE          •          ELENCO E PERSONAGENS         •          PROMOCIONAIS         •          ENTREVISTA

SOBRE          •          ELENCO E PERSONAGENS         •          PROMOCIONAIS         •          ENTREVISTA

"LARANJAL" - DE JOÃO PAULO RITTER

Estreia: Janeiro/2025  •  Gênero: Romance  •  Formato: Novela (Roteiro)  •  Classificação Indicativa: 12 anos  •  Emissora: ONTV

banner-principal-laranjal - OnTV Webtv.png
SOBRE

ENREDO E CURIOSIDADES

12 anos depois que foi expulso da fazenda onde nasceu e cresceu pelo seu pai, Manuel retorna após receber uma carta do homem e o encontra de cama, quase morrendo e pedindo pelo seu perdão. Os sentimentos de Manuel ficam mais confusos quando o rapaz se percebe apaixonado por Daniel, médico que cuida de seu pai e quando José Henrique, filho de sua madrasta e sua primeira paixão, retorna após anos estudando no exterior. Manuel terá que se decidir em perdoar seu pai e se vai viver um novo amor ou dar uma chance ao seu passado.

 

CAPÍTULOS

30 (previsão)

CURIOSIDADES

1. A ideia inicial da trama era adaptar Canavial de Paixões (a mexicana) para uma história com protagonistas homoafetivos, por isso que a primeira versão foi creditada com o texto livremente baseado nas obras de Caridad Bravo Adams, mas a trama foi ganhando novos corpos conforme a concepção.

2. A cidade fictícia Cerro da Caturrita é baseada em uma pequena região chamada Cerro do Louro, fica entre o município de Formigueiro e Santa Maria.

3. A maior parte da trilha sonora é composta por músicas gaúchas.

4: A trama também é ambientada nos anos 90, em 1997.

PERSONAGENS

ELENCO E PERSONAGENS - CLIQUE PARA LER PERFIS

PROMOCIONAIS

PROMOCIONAIS

VÍDEO, TRILHA SONORA OU CLIPE

ENTREVISTA COM O AUTOR

ENTREVISTA

"[...] é uma história que vai falar de perdão, também sobre seguir em frente ou dar uma segunda chance ao passado"

 

 

COMIC CON VIRTUAL: Como surgiu a história? Ela teve inspiração em alguma produção televisiva, livro ou algum fato que marcou você?

 

JOÃO PAULO RITTER: Bem, a história surgiu porque após “Poeiras Estelares” eu queria criar uma trama rural, então, busquei inspirações em algumas histórias e achei que seria interessante me pautar em novelas mexicanas que tivessem esse cenário como fundo. Busquei inspiração nos textos da autora Caridad Bravo Adams (Canavial de Paixões) e depois, como também era uma vontade minha usar o meu estado como cenário, surgiu a ideia de ambientar a trama no interior do Rio Grande do Sul e posteriormente fazer dela uma novela regionalista, ser fiel o mais possível com costumes, sotaques e expressões da região.

 

COMIC CON VIRTUAL: De forma resumida, explique um pouco sobre a história.

 

JOÃO PAULO RITTER: Se trata de uma história de perdão, descobertas e redescobertas. A trama principal vai girar em torno do Manuel, um rapaz que aos 15 anos de idade foi expulso pelo seu pai do lugar onde nasceu e cresceu porque sua madrasta o viu beijando o filho dela, eles não possuem parentesco sanguíneo. Depois disso, a trama avança 12 anos, onde encontramos o Manuel retornando a essa fazenda porque recebeu uma carta do pai, quando ele chega na fazenda, encontra o pai a beira da morte e aí começa o seu conflito de perdoá-lo ou não. Nesse momento entra o Daniel, médico do povoado onde a fazenda se encontra, ele também está tratando do pai do rapaz, nisso o Manuel percebe que está se apaixonando pelo médico e ao mesmo tempo, o filho da sua madrasta, José Henrique, retorna após passar uma temporada estudando fora. Então, é uma história que vai falar de perdão, também sobre seguir em frente ou dar uma segunda chance ao passado.

 

COMIC CON VIRTUAL: Quais personagens você destaca na história? Você se identifica com algum deles? Se sim, quais características vocês possuem em comum?

 

JOÃO PAULO RITTER: Eu acho que entre os personagens que mais vão se destacar na história, com certeza, é a vilã Helena porque ela é aquela vilã clássica, mas ao mesmo tempo, ela ama muito o filho dela e dentro das crenças dela, apesar de até para a época em que a novela é ambientada, anos 90, é vista um pouco como antiga. A Helena vai aprontar muito para ter o que quer e ter do jeito que ela quer.

 

COMIC CON VIRTUAL: Quais são as suas expectativas perante a história? O que o público pode esperar?

 

JOÃO PAULO RITTER: Eu tenho boas expectativas, a primeira versão tinha um público leitor que até hoje me pergunta sobre o retorno da história... Mas na época, eu cancelei porque, enfim, pandemia e sentia que não sabia para onde estava indo com a história. Agora a trama volta mais estruturada e com os temas mais claros, acho que as pessoas que leram na época e pediam pelo retorno vão gostar e os novos leitores também vão.

 

COMIC CON VIRTUAL: Compartilhe algumas curiosidades dos bastidores.

 

JOÃO PAULO RITTER: Bom, para poder me preparar para escrever Laranjal primeiro eu preparo um bom chimarrão e também fico escutando em looping várias músicas nativistas (músicas gaúchas) tudo para entrar no clima que a trama pede.

 

COMIC CON VIRTUAL: Uma palavra que representa a história.

 

JOÃO PAULO RITTER: Perdão. Acho que é uma palavra que guia, pelo menos, boa parte da história.

 

COMIC CON VIRTUAL: Deixa uma mensagem para o público.

JOÃO PAULO RITTER: Laranjal estreia em novembro na ONTV, a partir das 19h. Essa nova versão está incrível, a premissa e os personagens são os mesmos da anterior, mas tenho certeza de que vão adorar redescobrir essa história. É uma forma de eu contar um pouco sobre algumas coisas do lugar onde moro, é uma forma de homenagear histórias que eu gosto, enfim, é um presente para mim e para vocês.

bottom of page