top of page

SOBRE           •          PERSONAGENS       •        PROMOCIONAIS         •          ENTREVISTA

SOBRE          •          ELENCO E PERSONAGENS         •          PROMOCIONAIS         •          ENTREVISTA

"O ELEITO" - DE JOÃO SANE MALAGUTTI

Estreia: 18/10/2024  •  Gênero: Drama  •  Formato: Minissérie (Roteiro)  •  Classificação Indicativa: 16 anos  •  Emissora: WebTV

O Eleito.png
SOBRE

SINOPSE, EPISÓDIOS E CURIOSIDADES

Qual a punição para um Faraó, cuja existência é a imagem Divina na Terra? No antigo Egito, os adúlteros eram considerados criminosos com direito a punições severas. O Faraó Anounak II, teve um filho fora do casamento e sua esposa ao descobrir, trama a sua morte e incrimina a amante. Com isso pretende tirar da jogada o filho bastardo à sucessão do trono e deixar somente seu filho, o príncipe Anthenoken na linha de sucessão. Mas, os desajustes sexuais e emocionais de seu filho oferecem riscos à próspera cidade de Luxor. Com isso a rainha recorrerá aos netos na linha de sucessão. O entrave é que o mais velho, Shenk, não é manipulável, enquanto que o caçula Tutancan, apesar de preferir se deitar com homens, torna-se a figura mais apreciada aos desejos de manipulação da rainha. O que ela não imagina é que o filho bastardo do rei, Nemewá, prepara uma vingança contra a família Real, e pode usar até mesmo de um estrangeiro servo e amante do príncipe para chegar ao seu intento. Rei morto, Rei posto! Quem será o Eleito?

CAPÍTULOS

10

CURIOSIDADES

 

 

1. A pesquisa do trabalho se focou em Luxor por ser uma região mais antiga de um Egito Negro, vulgo Kemet.

2. As personagens são todas negras. A única participação é a figuração formada por turcos, otomanos e beduínos. Inclusive um único branco faz parte de toda a trama.

3. Entre as curiosidades está a libertação sexual entre pessoas do mesmo sexo e, um crime altamente punível era a quebra da monogamia para os egípcios dessa estrutura.

4. A trama possui características místicas dadas por SETNIAK, um cego que consegue tem o dom de enxergar o futuro e ser um profeta.

PERSONAGENS

ELENCO E PERSONAGENS - CLIQUE PARA LER PERFIS

PROMOCIONAIS

VÍDEO, TRILHA SONORA OU CLIPE

PROMOCIONAIS

ENTREVISTA

ENTREVISTA COM O AUTOR

"[...] São tantas reviravoltas em 10 capítulos que ninguém sabe de fato quem será o Eleito final para assumir o trono de Luxor [...]"

COMIC CON VIRTUAL: Como surgiu a história? Ela teve inspiração em alguma produção televisiva, livro ou algum fato que marcou você?

 

JOÃO SANE: A História surgiu durante uma obra literária. Estava escrevendo sobre o processo psicológico de aceitação da condição homossexual de meu livro (TRANSLUCIDAMENTE) e, num devido momento a personagem sofre um assalto e uma agressão dentro de um quarto de hotel (inspirado num depoimento real). Fiquei pensando no quanto as pessoas eram humilhadas pelas suas condições e pesquisei desde quando o homossexual ganhou essa conotação de exploração e fraqueza. Ao longo da história tivemos grandes líderes homossexuais e civilizações antigas em que o homossexual era uma figura de respeito. Em outras, nem tanto, a homossexualidade era motivo para a morte. Quase todas as punitivas tinham um processo religioso envolvido. Contudo quando esbarrei no antigo Egito, vi que a homossexualidade era uma prática comum, sem tabus. A única coisa é que o homossexual que se doava ao papel “feminino”, por assim dizer, era visto como fraco. Eis que parei a obra literária e me dediquei em roteirizar o assunto por uma visão um pouco mais aberta. Surge o plot da história tendo uma personagem assumida e a outra não assumida apaixonadas por um mesmo escravo, no caso, pai e filho e, consequentemente herdeiros de um faraó assassinado por uma traição. Ao mesmo tempo em que a Era dos metais nos parece tão longe ela é tão presente ainda em nossa sociedade. Veja o homo passivo sendo atacado. Quantos se julgam bi para não parecerem mais fracos? E o caso do genro com o sogro. O desejo e a libido são coisas antigas mas mudam conforme a conveniência dos fatos. É disso que se trata “O Eleito”.

 

COMIC CON VIRTUAL: De forma resumida, explique um pouco sobre a história.

 

JOÃO SANE: A traição no Egito Antigo era digna de punição. Mas será que para o Faraó, o representante Divino na Terra tal punição como a morte era válida. Nunca saberemos pois a esposa traída o mata envenenado diante a amante a culpando e depois a elimina. O porém da história é que o Faraó tinha um filho primogênito com a amante, o temporão que por direito deveria assumir a sucessão do pai. Mas a rainha fará de tudo para que o filho dela assuma no lugar do bastardo, nem que pra isso ela tenha que matar atingir o filho ao descobrir que ele se deitava como mulher com o escravo e eleger um dos netos, contudo, ela doentiamente ama o neto caçula homossexual que é apaixonado pelo escravo do pai e se apossa dele. O dilema começa com a Rainha tendo que assumir um reinado e escolher o sucessor, exceto aquele neto másculo que em tudo lembrava o marido que a traiu. São tantas reviravoltas em 10 capítulos que ninguém sabe de fato quem será o Eleito final para assumir o trono de Luxor, um dos reinados comerciais mais prósperos do Egito.

 

COMIC CON VIRTUAL: Quais personagens você destaca na história? Você se identifica com algum deles? Se sim, quais características vocês possuem em comum?

 

JOÃO SANE: Todos tem um pouco de mim. Eu os escrevo, dou as falas, as emoções, as entonações e os conflitos. O que mais se identifica comigo não é um ou outro, mas as características como a sagacidade, a observação e a capacidade de estratégica de tomar atitudes. Uso muito esse oposto. Na maior parte das personagens. Os coloco muito passionais para fazer com que as pessoas se identifiquem. Então tudo o que tenho de meu nas personagens, eu procuro retirar e deixar somente aquilo que serve de estratégia para o momento da obra.

 

COMIC CON VIRTUAL: Quais são as suas expectativas perante a história? O que o público pode esperar?

 

JOÃO SANE: Pode esperar muita puxada de tapete e reviravoltas. São personagens bem passionais e Humanas com ambições, volatilidade tanto sexual quanto emocional e com fraquezas aparentes. Podem esperar também lampejos de equilíbrios e consciência moral em alguns pontos. A magia e a conexão espiritual estarão presentes, não posso dizer se em forma de loucura ou crença. Fica por conta do leitor.

 

COMIC CON VIRTUAL: Compartilhe algumas curiosidades dos bastidores.

 

JOÃO SANE: Acho que a maior curiosidade é a pesquisa histórica sobre os comportamentos e crenças daquela civilização. Ver Luxor, um dos templos mais visitados hoje, como uma joia produtiva do Nilo naquela época, enquanto todos pensavam ou pensam que Abu Simbel seria a mais próspera é uma das revelações que me surpreenderam. Incluindo ao fato das curiosidades sexuais, dos casamentos e da forma como o Egito escravizava os inimigos. Não havia perseguição e punições físicas, todos trabalhavam e eram bem alimentados e guardados, algo que não vimos acontecer com a escravidão no Brasil. Outro ponto curioso é que o Faraó era um rei, conhecido e tratado por NUB, mas que ele era o Deus na Terra em imagem e pessoa.

 

COMIC CON VIRTUAL: Uma palavra que representa a história.

 

JOÃO SANE: Autoconsciência.

 

COMIC CON VIRTUAL: Deixa uma mensagem para o público.

 

JOÃO SANE: Em primeiro lugar quero agradecer a casa nova por aprovar o projeto e dizer ao público que estava com saudade de publicar algo em forma de roteiro. Cada capítulo é uma surpresa e garanto que o leitor não se arrependerá de acompanhar a história. Pensei em tudo com muito carinho para que, após ler o roteiro, as pessoas se peguem pensando sobre algumas coisas. Venham conferir quem será “O Eleito”.

bottom of page