07/10/2016 • Drama/Suspense • Minissérie • Unbroken Productions
Estreia Gênero Formato Emissora
"GATO PRETO" - DE CRISTINA RAVELA
ELENCO E PERSONAGENS - CLIQUE PARA LER PERFIS
Impetuosa e justa, Alice mora no centro de Mangaratiba com os pais e tem uma relação bastante afetuosa com seu primo Noel, única boa relação na fazenda Santos. Odeia Alessandro, a quem culpa, não só de ter colaborado para ela ser acusada de posse de drogas, como também, pela morte de sua esposa, Catarina, e se arriscará a desvendar seu assassinato por conta própria.
Carismático, divertido e conselheiro. Mesmo deserdado pelo pai, Noel não perde a pose e nem a oportunidade de alfinetar seus desafetos. Mais do que primo, um grande amigo.
Primogênito da família Santos. Impetuoso, arrogante e, diversas vezes, maldoso, Alê e seu tio Mazinho farão de tudo para expulsar Alice e Noel da fazenda, quando ela se mostra um perigo. Apesar de manipulado pelo tio, Alê é muito querido pelos empregados da fazenda.
Irmão do meio de Avelino. Ambicioso até dizer chega e muito manipulador, esse ser intragável deseja tudo do próprio irmão e usará Alessandro para isso. Terá um caso com Maria José.
Prima de Catarina e namorada de Walter. Nutre uma obsessão por Alessandro e será a primeira a perceber que Alice poderá ser sua rival. Será uma vilã meio atrapalhada.
Irmão caçula de Avelino, Mazinho e Tarsila. Não aprova as atitudes dos parentes, tem bom senso e, apesar do jeito rude, é gentil para com todos. Namora a espevitada Maria José, mas desconfia das andanças dela. Acaba se apaixonando por Alice, mas no início só recebe patadas.
Uma das herdeiras (ingênua) da família Guerra. Muito amiga de Alice e amada pelo peão Paulo, não acredita que esteja servindo de mercadoria, que o pai de Alessandro quer tomar suas terras. Morre após um grave acidente, mas Alice tem certeza de que foi assassinato.
Patriarca da família Santos. Arrogante e egocêntrico, acha que tudo o quanto possui vale ouro, e dos outros nada valem. Fará de tudo para comprar a fazenda da família Guerra, se expondo até em rituais de macumba. Tem ódio dessa família, principalmente porque sua ex-esposa se casou com o rival.
Patriarca da família Guerra. Pacífico, deseja apenas viver em paz, mas as provocações de Avelino irão tirá-lo do sério. Terá ajuda de Alice e Noel para não perder as terras.
PROMOCIONAIS
ENTREVISTA COM O AUTOR
Reza a lenda que se um gato preto cruzar o seu caminho, é azar na certa! Entre ditos populares e uma rivalidade entre duas famílias de fazendeiros, há dois primos, Maria Alice e Noel, mal vistos na cidade de Mangaratiba, interior do Rio de Janeiro, por um passado injusto que lhe impuseram.
Além dessa rivalidade, o leitor vai se deparar com romance proibido, um estranho padre, um velho ranzinza que adora causar discórdia, além de crimes. O que despertará sua atenção? A disputa pela herança ou tentar descobrir que o assassino pode estar na fazenda?
"O parente é o inimigo mais próximo que a gente tem."
LUCAS: Boa noite, Cristina, seja bem-vinda ao painel da Comic Con 2016.
CRISTINA: Boa noite, amigo, obrigada por nos brindar com esse evento.
LUCAS: Eu que agradeço pela grande ajuda na organização, você, Jonathan e Rafael foram fundamentais para o funcionamento desse grande momento. Recentemente, você deu adeus a sua série mais marcante no Mundo Virtual e com certeza será uma surpresa imensa aos leitores do MV ver essa grande mudança, tanto de estilo quanto de emissora, como você lida com isso?
CRISTINA: Mudar é bom, principalmente para quem estava há 8 anos numa única série. Está sendo uma experiência muito grande, escrever um estilo diferente, uma nova trama e mais um boss (risos). Gosto de experimentar coisas novas.
LUCAS: Como todos já devem ter percebido, no início da divulgação você escolheu um novo nome, Nilo Rodrigues, porque dessa mudança? Estava se escondendo da WebTV?
CRISTINA: (risos). Nunca pensei! Será que o boss me demite? Socorro! Mas então, eu resolvi sentir, de novo, o gostinho de ser novata; Saber como seria a repercussão ao lançar a promo. Fiquei admirada que não passou em branco. O nome Nilo Rodrigues foi uma homenagem a um dos heróis de Raíza, comumente chamado de "Dcr'. O ator que o interpreta faz aniversário na estreia da trama. Ou seja, tudo se encaixava, mas ninguém percebeu. Acho.
LUCAS: Gato Preto tem um nome bem peculiar, diferente de Raíza que trazia algo mais clichê, existe alguma relação oculta entre as obras?
CRISTINA: Teremos uma cartomante, tá? (risos eternos). Mas Gato Preto será bem
diferente, se passará numa cidade do interior do Rio de Janeiro, com rivalidade e
disputa por herança. Caio Blat,, que já esteve em Raíza, também estará na minissérie.
Como padre. Peguei mania de ungir o povo com as palavras de Deus.
LUCAS: Aproveita o padre e manda ele ungir o MV, os barracos estão sendo grandes de um tempo pra cá!
CRISTINA: Deixa Deus no comando! Aí, não falei?
LUCAS: Mas voltando ao que interessa de verdade, nos dê mais informações sobre Gato Preto, estamos ansiosos pela
sua volta como escritora depois do doloroso fim de Raíza.
CRISTINA: Gato Preto mostrará a rivalidade entre dois fazendeiros, o assassinato da filha de um deles e a suspeita recaindo sobre Maria Alice, a protagonista. Ela e seu primo Noel, inseparáveis amigos, descobrem que a vítima deixou uma herança para eles, mas que precisam fincar raízes no local. É a chance de desvendar o crime, ao passo que ambos sofrerão com as ameaças da família. Definitivamente, o parente é o inimigo mais próximo que a gente tem.
LUCAS: Um romance policial então?
CRISTINA: Hmm, estou vendendo como drama/suspense (risos).
LUCAS: Raíza apresentava altas tensões em suas cenas, Gato Preto será uma obra mais leve comparada a ela?
CRISTINA: Onde há crimes, há tensão, parceiro. Mas GP promete abalar a tradicional família, porque uma relação entre tio e sobrinha não é muito bem vista pela igreja né? (risos)
LUCAS: Pasmo! Além de padre e unção, agora teremos incesto?
CRISTINA: E Lucci Ferreira será o tio da Alice. Eu adooooooooro!
LUCAS: De onde surgiu a inspiração para essa minissérie? A última temporada de Raíza foi permeada por frases bíblicas, agora, Gato Preto tem ditados populares. Como partiu essa ideia?
CRISTINA: Ditos populares fazem parte da cultura brasileira. É o carro-chefe da obra. Os protagonistas são vistos como o gato preto: Onde pisam, dão azar. Enquanto os outros da família fazem coisas terríveis, mas não são julgados. Então, tive a ideia do título que acabou levando-me aos tais ditados.
LUCAS: Quando te propus o convite, fiquei extremamente surpreso com sua resposta, o que lhe fez vir para a UP?
CRISTINA: A proposta era boa, polpuda até. Não resisto a um bom cifrão. A UP estava de cara nova, fora que o convite do ano passado tava de pé, né?
LUCAS: Topa um bate bola agora?
CRISTINA: Topo tudo!
BDZ: Onde brinco de ser jornalista
WebTv: Minha segunda casa, minha vida
Raíza: Um belíssimo aprendizado
Gato Preto: Meu retorno
UP: Minha terceira casa. Crescendo cada vez mais.
Pinto: O meu (risos)
Fé: Em mim.
LUCAS: Obrigado pela incrível participação, estamos ansiosos por Gato Preto e sabemos que já é um sucesso. Boa sorte a você e a todos os envolvidos.
ENREDO, EPISÓDIOS E CURIOSIDADES
Maria Alice (Christiana Ubach) e Noel (João Víthor Oliveira) são dois primos inseparáveis, deserdados e humilhados pela própria família e que se veem no meio de um cenário perigoso; A amiga de ambos, Catarina (Bia Arantes) filha de um fazendeiro rival, é assassinada após seu casamento com Alessandro (Marco Pigossi), primo e irmão de Maria Alice e Noel, respectivamente. Alice e Noel acreditam que o motivo seja a briga por terras, e isso ganha força quando o pai do viúvo, Avelino (Herson Capri), sujeito ambicioso e sem escrúpulos, aproveita a oportunidade para chantagear João (Murilo Grossi), pai de Catarina, afirmando que ele pode ser preso pela morte da filha, a menos que venda suas terras.
Porém, para surpresa de todos, Alice e Noel se tornam os novos herdeiros da família rival, mas para abocanhar a grana será preciso fincar raízes onde Alice não é bem-vinda e disputá-la com Alessandro.
Mistério, romance e mortes permeiam a trama. Azar de quem descobrir o assassino antes.
CAPÍTULOS
1. Sorte de uns; Azar de outros
2. Dois Pesos, Duas Medidas
3. Oito Ou Oitenta
4. Balaio de Gatos
5. Diabo a Quatro
6. Ovelha Negra
7. Lobo em pele de cordeiro
8. À noite, todos os gatos são pardos
9. Gato por Lebre
10. Um olho no peixe, outro no gato
11. Olho por olho, dente por dente
12. Antes tarde do que nunca
13. Quem com ferro fere...
14. Faca de Dois Gumes
15. Aqui se faz, aqui se paga
LUCAS POSEY: Conheça as curiosidades sobre a trama:
-
Inicialmente, Thiago de los Reyes chegou a ser cotado para viver Alessandro.
-
Com um título que remete a uma lenda, e capítulos com expressões conhecidas, não será estranho os leitores depararem-se com ditos populares espalhados pelo texto, despretensiosamente.
-
Autores do MV poderão ser citados.